Servidores Antigos: O que fazer com o legado?

DICA!

Servidores Antigos:
O que fazer com o legado?

 

Que tal aproveitar servidores antigos para criar uma nuvem privada onde podemos, não só usar como uma alternativa de replicação do ambiente de produção, mas também disponibilizar novos serviços para a empresa.

O desenho que sugiro é esse:

modelo

Obs.: se é uma redundância, é bom que esteja longe….  bem longe….  🙂

A Replicação é dolorosa no começo, a primeira vez. Vai demorar dependendo da VM que será replicada. Logo, recomendo fazer uma por vez. Após isso, as próximas replicações serão curtas e somente os dados novos serão enviados para o site 2. No nosso exemplo, ha os vmdks que são os discos e depois ( as instâncias ) os vmdks bem menores, porque neles ha somente dos dados que diferem do vmdk principal.

Temos a opção também de determinar quantas instancias ( cópias do servidor ) queremos manter. Para o servidor de BD, pode ser feito o sincronismo de 15 em 15 minutos e guardar duas instâncias por dia  e mantê-las por 5 dias. Ou seja, em 5 dias, teremos 10 instâncias da VM, sendo duas por dia. E a última instância está em apenas 15 minutos de diferença com a VM em produção.

É claro que não eh o melhor dos mundos, isso é óbvio. Mas VM´s como AD, ERP, Arquivo, WEB, e tantos outros que esse tipo de replicação pode atender?

 

Para dar vida a essa tecnologia, vamos precisar de :

 

Após a instalação e configuração, você terá um novo site para, tanto replicar quanto poderá ter espaço para criar ambientes de testes ou até servidores temporários para arquivos ( ou qualquer coisa que precisar )

 

Utilizo para

* Replicar todas as VMs. Até porque, vou mostrar em outro post, que subir uma VM aqui eh rápido demais e o VMware garante a compatibilidade  mesmo sendo servidores distintos em hardware ( isso é show 😀   ). Testei o Banco de dados MS SQL Server  e o ERP SAP B1.
* Criar um maquina virtual para servir de servidor de arquivos secundários, que não demandam backup
* Ambiente de teste

 

Outro dia publico sobre como fazer a replicação.

Assim que sobrar um tempo 🙂

 

Anúncios

Sobre Rodrigo Duda

- Amo a Deus - Casado e tenho um garotão - Prof. Escola Bíblica Dominical - ( Maior e mais antiga faculdade de Teólogos no mundo ) - Na área de informática estou desde muleque. Já profissional apartir de 2004, chegando hoje com conhecimentos em SAB B1, SeniorERP, Windows Server, SQL, VMware, Linux, Infra, Projetos, Telecom. Ver todos os artigos de Rodrigo Duda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: